quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Lengalengas

As turmas do 5.º ano estudaram as Lengalengas e os Trava-línguas. Estes são alguns dos livros que podem consultar, ler e recitar. Podes encontrá-los na Biblioteca Escolar.


























Em sala de aula, a proposta foi continuar a lengalenga abaixo, respeitando a sua estrutura, usando nomes de localidades da região. Apresentam-se aqui alguns dos trabalhos produzidos.

Eu fui Viana

A cavalo numa cana.

Eu fui ao Porto

A cavalo num burro morto.

Eu fui a Braga

A cavalo numa cabra.

Eu fui ao Douro

A cavalo num touro.

Eu fui à Maritenda

A cavalo numa tenda.

Eu fui a Faro

A cavalo num carro.

Eu fui a Quarteira

A cavalo numa carteira.

Eu fui à Patã

A cavalo numa rã.

Eu fui à Guia

A cavalo numa enguia.

Eu fui a Portimão

A cavalo num limão.

Eu fui a Lisboa

A cavalo numa leoa.

Eu fui a Vilamoura

A cavalo numa tesoura.

Eu fui a Loulé

A cavalo no pé.

Eu fui aos Olhos d´Água

A cavalo numa tábua.

Isaac Rosa, n.º11, 5.º D

Eu fui a Lagos

a cavalo nuns cigarros.

Eu fui a Olhão

a cavalo num colchão.

Eu fui a Loulé

a cavalo num pé.

Eu fui a Portimão

a cavalo num cão.

Eu fui ao Japão

a cavalo num pão.

Eu fui a França

a cavalo numa trança.

Eu fui a Viseu

a cavalo num burro meu.

Eu fui a Sevilha

a cavalo numa bilha.

Eu fui ao Porto

a cavalo num porco.

Eu fui a Madeira

a cavalo numa cadeira.

Eu fui ao Alentejo

a cavalo num poejo.

Gonçalo n.º 8

Eu fui à China, a cavalo numa piscina.

Eu fui a Portugal, a cavalo num jornal.

Eu fui a França, a cavalo numa trança.

Eu fui a Sevilha, a cavalo numa pilha.

Eu fui a Olhão, a cavalo num leitão.

Eu fui ao Reino Unido, a cavalo num bandido.

Eu fui à escola, a cavalo numa mola.

Eu fui à Europa, a cavalo numa mota.

Eu fui ao Japão, a cavalo num campeão.

Eu fui a Espanha, a cavalo numa aranha.

Eu fui ao Brasil, a cavalo num barril.

Eu fui à Madeira, a cavalo numa banheira.

André Canhoto, n.º3, 5.ºD

Diogo Ramos, n.º5, 5.ºD

Eu fui a Loulé

A cavalo num chimpanzé.

Eu fui a Tavira

A cavalo numa vampira.

Eu fui a Albufeira

A cavalo numa cadeira.

Eu fui a Olhão

A cavalo num furacão.

Eu fui a Maritenda

A cavalo numa prenda.

Eu fui à Patã

A cavalo numa rã.

Eu fui a Boliqueime

Cheguei lá e queimei-me!

Isabel Duarte, n.º12, 5.ºD

Roxana Pop, n.º 16, 5.ºD

Eu fui a Olhão

A cavalo num cão.

Eu fui a São José

A cavalo num pé.

Eu fui a Sevilha

A cavalo numa bacia.

Eu fui ao Brasil

A cavalo num tamboril.

Eu fui ao Rio de Janeiro

A cavalo num cordeiro.

Eu fui à Madeira.

A cavalo numa cadeira.

Eu fui a Portimão

A cavalo num jarrão.

Eu fui a Lisboa

A cavalo numa canoa.

Eu fui ao Japão

A cavalo num camião.

Eu fui a Barcelos

A cavalo num martelo.

Jéssica Ladeira, n.º13, 5.ºD

Eu fui à China

A cavalo numa terrina.

Eu fui a Olhão

A cavalo num falcão.

Eu fui ao Japão

Num camião.

Eu fui à Madeira

A cavalo numa cadeira.

Eu ao Brasil

A cavalo num barril.

Eu fui a Sines

A cavalo de dois tigres.

Hugo Moreira, n.º9, 5.ºD


Eu fui a São Tomé

A cavalo num chimpanzé.

Eu fui a França

A cavalo numa balança.

Eu fui a Paris

A cavalo numa perdiz.

Eu fui a Espanha

A cavalo numa aranha.

Eu fui à Régua

A cavalo numa égua.

Eu fui à Palestina

A cavalo numa galinha.

Eu fui ao Egipto

A cavalo num cabrito.

Eu fui a França

A cavalo numa gansa.

Eu fui a Almancil

A cavalo num funil.

Ana Carolina Guerreiro, n.º2, 5.ºD

Eu fui a Olhão

A cavalo num cão.

Eu fui a São Tomé

A cavalo num jacaré.

Eu fui ao Japão

A cavalo num leão.

Eu fui a Loulé

A cavalo num chimpanzé.

Eu fui a França a cavalo numa lança.

Eu fui a Lisboa

A cavalo numa canoa.

Eu fui ao Brasil

A cavalo num canil.

Eu fui à Alemanha

A cavalo numa piranha.

Eu fui a Portugal

A cavalo num pardal.

Eu fui à Figueira da Foz

A cavalo numa casca de noz.

Eu fui a Quarteira

A cavalo numa cadeira.

Eu fui ao Barreiro

A cavalo num carneiro.

Eu fui a Saragoça

A cavalo numa carroça.

Eu fui a Palmela

A cavalo numa panela.

Eu fui ao Seixal

A cavalo num dedal.

Eu fui à Galé

A cavalo num pacote de café.

Eu fui a Armação

A cavalo num fogão.

Eu fui a Portimão

A cavalo num avião.

Eu fui à Caparica

A cavalo numa carica.

Inês Sousa, n.º10, 5.ºD


Trava-línguas

Era uma velha

Que andava a varrer

Com uma lata no rabo a bater

Quanto mais a velha varria

Mais a lata no rabo batia.

A aranha arranha a rã.

A rã arranha a aranha.

Nem a aranha arranha a rã.

Nem a rã arranha a aranha.

Érica, 5.º D








Sem comentários:

Enviar um comentário