quinta-feira, 15 de março de 2012

Ora vê lá se adivinhas!

As turmas do quinto ano inventaram estas adivinhas nas aulas de Língua Portuguesa na sequência de uma atividade proposta no manual Porta-viagens.

1 - Qual é a coisa, qual é ela, que é redonda como o Sol, tem mais raios do que uma trovoada e anda sempre aos pares?
Emanuel, 5.ºB


2 -  É agente e não é pessoa é animal e é azul, o que é?


3 - Adivinhar, adivinhar , qual é a primeira coisa que se faz ao acordar ?

Beatriz Nunes, 5.ºA


4 - Somos quatro rapazes e cantamos. Só fazemos disparates e já temos trinta
 e quatro canções. A banda começa por B e acaba em H. Quem somos nós???


Miguel Leal, 5.ºA

5 - Sou um boneco de banda desenhada,
não tenho roupa, só tenho cuecas.
Quem sou eu?



6 - Sou um boneco animado,
apareço no Disney Channel,
ocupo a posição 40 da MEO,
tenho um animal de estimação.
Quem sou eu?







Rafael Francisco, 5.ºA







7 - Sou aventureiro,corro terra e mar com o meu cão
e o meu amigo marinheiro.


Gonçalo Mendes, 5.ºA

8 – É shinshuriki tem um selo na barriga, quando crescer vai chamar-se nananan, Hokage Sama. Quem é?

9 - É perigoso, gigante e vive dentro de uma miúda. Os seus olhos são vermelhos, tem uma risca azul no lugar da menina do olho, e seis caudas. Quem ou o que é ?

10 - O seu nome é Neji Hyuuga, pertence a um clã que possui uma visão muito especial porque vê através das coisas. Como se chama a sua visão?


André Ferreira, 5.ºB




Soluções:


1 - A roda da Bicicleta


2 - Perry hornytorrinco


3 - Abrir os olhos


4 - Big Time Rush


5 - Capitão Cuecas


6 - Phineas


7 – Tintin


8 – Naruto


9 – Nimbo


10 - Byakugan







Adivinhas que pertencem à tradição oral:

1 - Uma meia, meia feita outra meia por fazer digam lá meus meninos quantas meias vêm a ser?

2 - O que é que a lua, a casa e o relógio têm em comum?

Beatriz Nunes, 5.ºA

Soluções:
1 - Metade de uma meia
2 - Os quartos




Para aprofundar o teu conhecimento na área das Adivinhas procura na tua Biblioteca estes dois livros. Eles esperam por ti!














Blog dinamizado pelas professoras: Cidália David, Luísa Crispim e Virgínia Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário